top of page

Bio

Annie Gonzaga 

Nascida em Salvador-Ba

 Annie Gonzaga de Salvador Bahia,desenhista,grafiteira e historiadora. Negra lesbofeminista antiracista e descolonial. Atravès da arte transmito o que sinto,evivencio e sonho.As ruas são minhas folhas de papel das latas de sprays para a aquarela e pincel...assim vagueio e transbordo cores de mim e dxs outrxs que também fazem parte de uma construção coletiva,nômade,sonora e afetiva.

Graduação Academica

História-UFBA- 2008

 

Títulos e Prêmios 

2014 - Vencedora do concurso de grafite Combate a violência domestica em Salvador -Ba

 

Exposições e Festivais 

2015-

 

2015- Participou do Simpósio baiano de pesquisadora sobre mulher e relações de gênero.

2015- Participou do Festival Internacional de Grafite " Bahia de todas as Cores" Salvador -Ba

2014- Exposição " I Congresso Internacional do Pensamento da Mulher Negra no Brasil e Diaspora Africana".

2014 - Exposição de Pinturas Aquarelas  e performance poética com toques de berimbau.

" Encuentro LesboFeminista da America Latina e Caribe- Colômbia".

Statement

 Declaração de Artista

 

 

 

Pratico arte como potente ferramenta de denúncia e visibilidade política e a traduzo em grafites, pinturas, performances, expressões que tatuoem pele-papel e pele-cimento. Meu trabalho se torna uma memória, reflexo coletivo de memórias outras, encontros e pertenças constitutivas desde a margem – a marginalidade de gênero, raça, cor, sexualidade. Na força das vozes que se derramam e aquarelam umidamente papel e cicatrizes dos corações-mosaicos multiplicando-se em cores e formas os muros e paredes de cidades, me fiz artista.

Nas experimentações mais recentes com aquarela e projeção audiovisual, organizo Itans ancestrais e desejos contemporâneos na fluidez da TRANSpiração e da vida escorrendo como menstruAção e ejaculação orgásmica. Fluidos ressaltam cores, potênca de vidas, sabores e efeitos, desejos e transas: são frutos das simbioses que projeto entre urbano e Orixá, morte e renascimento, intimidade e natureza, sabedorias diaspóricas antigas e novas tecnologias.

bottom of page